LASSANCE INAUGURA ESPAÇO CULTURAL MULTIUSO DONA NATALINA

Administração realiza antigo sonho dos lassancenses
Na noite de sexta-feira, 24, a Prefeitura de Lassance inaugurou uma de suas grandes obras e comemorou a realização de um sonho de longa data de todos os lassancenses: a construção do “Espaço Cultural Multiuso Dona Natalina”, localizado na Rua Sebastião Gomes de Oliveira, Bairro São Gonçalo/Cascalho, no local de realização da tradicional Festa de São Sebastião.
Orçado em R$ 350 mil reais, o empreendimento foi construído totalmente com recursos próprios por meio do FUMPAC – Fundo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, advindos do ICMS do Patrimônio Histórico. O espaço conta com uma estrutura totalmente preparada para a organização das festas: congeladores, vasilhames, panelas, fogões à lenha, fogão industrial, geladeira, tanques para limpeza e banheiros, tudo pensado na organização e apoio às pessoas que se dedicam e se entregam a realizar às tradicionais festas lassancenses.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Deputado Federal Mário Heringer (PDT), do Deputado Estadual Arlen Santiago (PTB), da Sra. Neide (filha da homenageada), do vice-prefeito de Lassance, Valdemar Alves dos Santos (Cató), da Superintendente Regional de Ensino, Sra Elizete Alves Matoso, vereadores, secretários e diretores municipais, do prefeito de Várzea da Palma Eduardo Monteiro de Abreu e a vice Tia Vilma, diversas autoridades regionais e populares.
Em seu discurso, emocionado, o Prefeito Paulo Elias citou a apresentação dos ‘ternos de folia’ à sensação do retorno da normalidade na realização de eventos. Revelou que desde que assumiu a administração do município, vêm trabalhado para realizar essa antiga demanda da comunidade que era a construção de um espaço para atender aos foliões; e lembrou que o terreno foi adquirido no passado pelo ex-prefeito Cristóvão. No entanto, deixou claro, que além de atender as necessidades da realização da Festa de São Sebastião, o espaço, por ser multiuso, será também para realização de diversos outros fins em benefício da população.
“O nosso trabalho é para o povo, voltado para o povo e para atender as demandas e necessidades da população. Tudo que realizamos é com carinho, e construímos esse galpão para que o povo esteja servido e em condições e utilizá-lo”. Concluiu o Prefeito Paulo Elias.
A homenageada
A escolha do nome para o espaço se refere a uma singela homenagem à uma grande mulher lassancense, forte, determinada que fez história e foi grande protagonista para cultura e continuidade das tradicionais festas de São Sebastião da cidade.
A senhora Natalina Rodrigues Pereira, a popular Dona Natalinda, dedicou mais de 60 anos da sua vida em prol da realização da festa. mesmo com muita simplicidade, as portas de sua casa e as panelas sempre estavam cheias e abertas para o povo, sempre contando com a ajuda dos foliões, mestres, amigos, administração e todos que trabalham para realização da tradicional festa.
Muita fartura, muita comida, muita alegria, muita empolgação, muito empenho e determinação marcavam os dias da tradicional festa de São Sebastião, e claro, ela estava lá! nos bastidores, na organização, no cuidado, no tempero, no sabor, daquela farofa gostosa que ela fazia como ninguém.
O evento
O evento foi abrilhantado com a apresentação cultural de diversos e tradicionais ternos de folia do município. Houve a distribuição de comidas típicas e vinho e ainda a apresentação da dupla Max & Ruan; tudo aos moldes da tradicional Festa de São Sebastião, e agregou a presença de grande público do município e região.