Servidores Municipais fabricam EPI,s em Lassance

Profissionais de alguns setores da administração municipal de Lassance têm trabalhado diuturnamente e voluntariamente na fabricação de equipamentos de proteção individual (EPI’s), como aventais (capote) e máscaras para os profissionais da saúde e da limpeza urbana, no apoio às ações contra a pandemia Covid-19.

Segundo a fiscal sanitário, Flávia Grassiano de Paula, os equipamentos estão sendo fabricados de acordo com os critérios da vigilância sanitária e distribuídos aos profissionais que estão atuando no enfrentamento ao Covid-19, como as equipes das blitz (barreiras sanitárias), do Centro de Saúde, dos PSF’s, Fisioterapia, motoristas da saúde, profissionais da limpeza urbana, entre outros. “Ao todo já fabricamos e entregamos mais de 400 máscaras e aventais, tudo de fabricação própria. Mas ainda não é o suficiente, uma vez que a demanda tem sido alta e atendemos inclusive alguns setores privados, que necessitavam de equipamentos”, afirma.

A Prefeitura agradece o apoio das servidoras que estão trabalhando voluntariamente sem medir esforços na fabricação dos itens, em favor do bem comum e as Escolas Estaduais José Soares Dias e Carlos Chagas, que doaram materiais para a confecção dos equipamentos.

Segundo o Secretário de Gestão, Breno Ferreira, além dos equipamentos fabricados pelas servidoras, o município também vem adquirindo outros itens de proteção, como toucas, luvas, álcool em gel e todos os insumos necessários de proteção individual, para que os profissionais da saúde possam trabalhar com segurança, sem ter integridade física comprometida. Mais de duas mil máscaras já foram compradas e distribuídas, e mais cinco mil estão para chegar.

A Prefeitura ressalta que o uso de máscaras no município foi potencializado e segue a nova lei do Governo do Estado, que determina obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, industriais e de atendimento ao público em todo o Estado de Minas Gerais.

A Vigilância Sanitária municipal está fiscalizando e atendendo denúncias dos locais que não estão cumprindo as leis, conforme decreto municipal de nº18/2020.