Secretaria de Saúde tem nova gestão

0

A enfermeira Lucilene Soares da Silva assumiu a direçã o da Secretaria Municipal de Saúde de Lassance no último mês de abril. Para ela, assumir a gestão nesse período de pandemia é desafiador. “Além de ser um desafio profissional e pessoal, é um momento de aprendizado perante o cenário que estamos vivendo. Mas que enfrentaremos com muita seriedade buscando como referência nas tomadas de decisões nossa microrregional de saúde, baseando-se nos protocolos e orientações do Ministério da Saúde e internamente, com o apoio da população e líderes da gestão do nosso município”, afirma.

Lucilene é graduada em enfermagem pela Universidade José Rosário Vellano, em Alfenas-MG. Com 10 anos de atuação na área, trabalhou nos municípios de Lassance e várzea da Palma.

A enfermeira Karine Mota Xavier, também assume novo cargo na saúde: a Coordenação da Atenção Básica. Segundo ela, a “Atenção Primária” é a porta de entrada do usuário na rede de serviços de saúde, seja para atendimento clínico de situações agudas, acompanhamento de doenças crônicas, assistência ao pré-natal, acompanhamento e desenvolvimento de crianças, imunização, identificação de situações de risco à família, entre outras. “A rede de atenção básica tem que estar fortalecida e integrada entre equipe-indivíduo-família para ofertar assistência preventiva, resolutiva e de qualidade para a população”, afirma.

A Educadora, especialista em administração, Cláudia Gontijo, na Vigilância em Saúde, atua no suporte e complementação à estas profissionais, desenvolvendo ações de monitoramento contínuo no município, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde. E tem como apoio as Vigilâncias: Sanitária, Epidemiológica, Saúde do Trabalhador, Ambiental e Situação de Saúde

O Psicólogo Bruno, no Centro de Atenção Psicossocial, coordena uma área sonhada e importante na saúde municipal, que foi recentemente implantada no município, o CAPS. Mesmo com as instalações físicas em reforma, os profissionais estão atendendo diversos serviços. Segundo Bruno Carvalho, os psicólogos e o Centro encontram-se à disposição para quaisquer atendimentos de caráter eletivo, de urgência ou emergência, inclusive para consultas individuais com o psiquiatra. “Mesmo com a pandemia, alguns serviços não podem parar. O CAPS é um serviço essencial à população, sobretudo neste período, onde surgem muitas inquietações, sofrimento e ansiedade, intensificando alguns quadros psicológicos na população em geral”, afirma.

“Muito já foi feito e vamos continuar trabalhando para fazer muito mais pela saúde dos Lassancenses. Garantir atendimentos de qualidade no SUS é meta desta gestão. O investimento em Saúde nunca pára, e em momentos de crise como a Covid-19, precisamos estar preparados. Mobilizamos, estudamos, trocamos conhecimentos e enfrentamos com muita coragem e determinação os desafios que se apresentarem. Precisamos do apoio da população para que nossa saúde evolua cada vez mais e continuemos a atingir metas e indicadores preconizados pela SES e MS como temos alcançado nas áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde” Afirma o Prefeito Paulo Elias.

Governo de Lassance
Transparência para Construir uma Nova História