Memorial Carlos Chagas é reinaugurado em Lassance

Em comemoração aos 110 anos da descoberta da Doença de Chagas, Lassance inovando sem perder a tradição, reinaugurou nesta quinta, 27, o Memorial Carlos Chagas, e contou com a presença de autoridades e a população em geral.

Através de uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz o memorial da cidade foi totalmente restaurado e traz uma nova leitura nesta segunda versão, que conta história do Médico Cientista Doutor Carlos Chagas, e a descoberta da Doença de Chagas em 1909, um dos maiores feitos da medicina, onde realizava suas pesquisas em um pequeno laboratório à bordo de um vagão, localizado da linha de trem em Lassance-MG.

E trabalhando a atualidade, com uma exposição moderna, a reinauguração também traz a mensagem da sustentabilidade e os desafios relacionados ao meio ambiente, como a preservação de nascentes, do Rio das Velhas, da Serra do Cabral, das matas e da biodiversidade que asseguram a saúde ambiental e por sua vez a saúde das pessoas. Além de o Memorial estar situado em uma área de proteção ambiental e cultural do Município.

Deixando um importante legado para a ciência, Carlos Chagas é reconhecido internacionalmente, indicado por duas vezes ao prêmio Nobel de Medicina (em 1913 e em 1921), onde foi o único cientista da história da medicina a descrever e descobrir completamente o ciclo de uma doença: o agente causador (o protozoário Trypanosoma cruzi), o vetor, os hospedeiros e as manifestações clínicas.

Durante a solenidade, A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ângela Franco parabenizou a todos os agentes de saúde e professores da rede pública que participaram de uma capacitação através de técnicos e pesquisadores da FIOCRUZ, trabalhando a preservação do patrimônio cultural, tornando-os multiplicadores da história de Doutor Carlos Chagas.

O Prefeito Municipal Paulo Elias agradeceu a parceria com a FIOCRUZ e falou da importância da reinauguração do Memorial para o Município. “Além de retratar a história da nossa gente e do nosso povo, o Memorial Carlos Chagas retrata a história de uma das maiores descobertas da medicina que foi a Doença de Chagas. Ao Saudoso Médico Doutor Carlos Chagas nossa eterna gratidão e respeito”, afirmou o Prefeito.

Ainda durante a cerimônia o Prefeito Paulo Elias parabenizou e destacou o trabalho do artista plástico Lassancense, Sr. David Alves da Silva, que construiu a estátua de Doutor Carlos Chagas à frente do Memorial, quando foi inaugurado.

Transparência Para Construir uma Nova História