Lassance inicia vacinação de crianças de 05 a 11 anos

Imunização se dará de forma escalonada

A Prefeitura de Lassance através da Secretaria Municipal de Saúde definiu o cronograma de vacinação contra a COVID-19 para a imunização exclusiva do novo público (crianças de 5 a 11 anos), que acontecerá de forma escalonada.

Atendendo ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a COVID-19, as doses da Pfizer recebidas serão destinadas nos seguintes termos, priorizando-se:

Crianças com 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades;
Crianças que vivem em comunidades Quilombolas.

Para agilizar o processo, a Secretaria de Saúde de Lassance comunicará aos responsáveis pelas crianças através dos Agentes de Saúde, os locais e datas, para o atendimento exclusivo das crianças evitando aglomerações, permitindo uma melhor organização nos postos de saúde, em função dos protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação do imunizante pediátrico.

Os menores serão imunizados mediante o acompanhamento dos pais ou responsáveis, e é obrigatória a apresentação de documentos pessoais, comprovante de endereço, cartão do SUS, cartão de vacina e, em caso de comorbidades ou deficiência, documento/laudo médico que ateste tal condição.

Crianças sem comorbidades serão vacinados na seguinte ordem sugerida:

Crianças com 10 e 11 anos;
Crianças entre 8 e 9 anos;
Crianças entre 6 e 7 anos;
Crianças com 5 anos.

Comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas, a Secretaria Municipal de Saúde pede que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas de acordo o cronograma informado pelos Agentes de Saúde.

A expectativa do município para a campanha é vacinar o máximo de crianças com ou sem comorbidades – aproximadamente 528 crianças; mantendo os bons índices de adesão como foi com o público adulto. A previsão é que as vacinas das crianças sejam aplicadas em duas doses.

Por precaução, é recomendado que a vacina contra a Covid-19 não seja aplicada ao mesmo tempo em que outras vacinas de rotina do calendário infantil, sendo necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a COVID-19 e as demais vacinas.

“Iniciamos neste momento uma etapa muito importante da campanha de vacinação contra a COVID-19, que é vacinar as nossas crianças, garantindo segurança e o futuro delas”, pontuou o Prefeito Paulo Elias.

ADM 2021/2024 – Trabalhando por Você