GENÉTICA DE PRIMEIRA QUALIDADE:

0
Lassance já tem mais de 200 vacas inseminadas pelo Programa Mais Pecuária
Melhoramento Genético de bovinos para pequenos produtores é oferecido gratuitamente e está revolucionando a qualidade da pecuária no município
Material genético de altíssima qualidade vem sendo inseminado nas criações de pequenos produtores rurais de Lassance. A iniciativa é inédita na região e visa o melhoramento genético de raças bovinas por meio da tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos de corte e leite dos agricultores familiares, proporcionando o crescimento socioeconômico, gerando impulsionamento no mercado agropecuário, bem como a implementação de novas políticas públicas na região.
Lançado no município de maneira pioneira no ano de 2020, o programa é uma parceria da Prefeitura de Lassance, Emater, Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares) e a ALTA GENETICS que levam melhoramento genético com acesso à altas tecnologias na produção de rebanhos para diversas Comunidades Rurais do município.
Segundo o Veterinário responsável técnico pelos protocolos de procedimentos, Matheus Gustavo Ferreira de Carvalho, Lassance já tem diversos casos de sucesso, com vacas prenhas com previsão de nascimento de bezerros já para o próximo mês de outrubro, resultado das primeiras inseminações ocorridas ao final de 2021.
“Todo o acompanhamento é realizado nas novilhas desde a avaliação do sistema ginecológico e reprodutivo, por meio de ultrassonografias, introdução de hormônio via intramuscular, depósito de sêmem, diagnóstico e acompanhamento da gestação e por fim o nascimento de novos bezerros”, conclui o Veterinário.
Outro fator interessante é que as visitas técnicas são realizadas dentro das próprias propriedades rurais de cada criador, trazendo impactos extremamente positivos na produção e fertilidade das criações bovinas Lassancenses.
Segundo o responsável Técnico pela Emater em Lassance, Claudiomar Pereira de Carvalho, 28 Produtores Rurais do município já foram beneficiados, totalizando a inseminação e melhoramento genético de mais de 200 animais. “Lassance está dando um salto gigante no desenvolvimento das criações, alavancando a qualidade dos bovinos da região e por sua vez alcançando níveis de raça de altíssima qualidade”, concluiu Claudiomar.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Odilon Ramos reforça que este é mais um avanço da agricultura familiar Lassancense.
O Prefeito Paulo Elias, que mediou as tratativas para implementação do Programa no município Lassance disse que o melhoramento genético dos bovinos será um divisor de águas na vida do Produtor Rural Lassancense, especialmente os pequenos.
Ascom – Prefeitura de Lassance
ADM – 2021 /2024
Trabalhando por Você