Fisioterapeuta Respiratório integra quadro se servidores da saúde em Lassance

0

Grande aliado, é o especialista quem comanda o aparelho respirador em pacientes graves vítimas de Coronavírus

Lassance se destaca e sai na frente mais uma vez com profissionais altamente capacitados. A Fisioterapeuta, Normanne Fabrícia Alves Prates Gomes, filha de Lassance, é Pós Graduada em Fisioterapia Respiratória, e grande aliada da saúde no município, especialmente neste período de pandemia que assola todo o mundo.

De fundamental importância, é o fisioterapeuta respiratório quem realiza o tratamento e acompanhamento pulmonar dos pacientes graves de coronavírus. Após a intubação (realizada pelo Médico), é o profissional quem determina os parâmetros, volumes e pressões para que o paciente possa respirar com conforto, passando pelo desmame do aparelho ventilatório, até a fase de reabilitação Pulmonar, uma vez que o Covid-19 deixa sequelas graves nas regiões pulmonares e necessita de acompanhamento.

Segundo dados do Conselho Federal de Fisioterapia (CREFITO), dos 320 mil Fisioterapeutas do Brasil, apenas 8% deles estão capacitados a trabalharem em terapias intensivas, isto é, são aptos a determinar padrões respiratórios e monitorarem a ventilação mecânica dos pacientes, fato que faz Lassance se distinguir e sobressair no quesito de preparo da equipe na região.

“Fico orgulhoso em ter uma profissional “da terra” com este patamar em nossa equipe, especialmente neste período que estamos enfrentando. A Fisioterapeuta Respiratória Normanne Prates vem fazendo um belo trabalho, inclusive com nossas crianças e idosos. Em Lassance estamos preparados tanto no que se refere ao respirador, quando na escala de profissional, o que não é realidade da maioria dos municípios.”, afirma a Prefeito Municipal Paulo Elias.

Além do suporte ventilatório aos pacientes com sintomas graves vítimas de coronavírus, a fisioterapia respiratória também é responsável pelo tratamento algumas patologias. Tratamentos como bronquite, asma, enfisema pulmonar e outras doenças respiratórias, vem sendo realizados no município, especialmente em crianças e idosos, com ganhos significativos.

Segundo Normanne, desde que foi introduzida a fisioterapia respiratória no município, os resultados tem sido expressivos. “Obtivemos resultados significativos na redução das crises respiratórias, principalmente em crianças portadoras de doenças respiratórias crônicas. Conseguimos também diminuir a dependência de outros pacientes no suporte de oxigênio(O2) .Pacientes que antes não conseguiriam permanecer minutos sem oxigenoterapia, hoje respiram sozinhos e com maior qualidade de vida. Em relação a COVID19, se por ventura algum paciente necessitar de suporte ventilatório em nossa ala de transição, estamos preparados tanto para ventilá-lo, quanto para reabilita-lo após a doença” conclui a especialista.

Também integram o quadro de Fisioterapeutas do Centro Municipal de Fisioterapia com importantes funções, as profissionais Clívia Letícia Borges Lima e Maria Elisa Da Costa Negro Xavier, com trabalhos diversos à toda a população, inclusive com técnicas avançadas como agulhamento seco (uma técnica da acupuntura) e atendimentos de reabilitação, geriatria, pós-operários, neurologia e pediatria.

Governo de Lassance
Transparência para Construir uma Nova História