Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é pautada

“Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19; Violações e vulnerabilidade de crianças e adolescentes e ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade” foi o tema da 6ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Lassance.
Realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, por meio do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a assembleia aconteceu na última quinta-feira, dia 30/11, na Câmara Municipal de Vereadores e abordou temas de grande relevância para o município.
Estiveram presentes, o Prefeito Municipal Paulo Elias, o Vice-Prefeito, Cató, o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Gilson Soares, a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Valquíria Sena, o Presidente da Câmara de Vereadores, Marco Antônio (Barrão), entre outras autoridades e o público alvo para a assembleia: Crianças e Adolescentes das Escolas Carlos Chagas e Raio de Luz.
O Secretário Municipal de Saúde, Atlos Cácio de Souza ministrou palestra sobre o tema central da Conferência e falou da importância deste olhar diferenciado e cuidadoso para as crianças e jovens do município, especialmente pós-pandemia.
Em seu discurso o Prefeito Paulo Elias falou da importância da discussão de assuntos como este com a comunidade. “Precisamos e devemos falar dos cuidados com as nossas crianças e jovens. Dentro deste espaço temos o nosso futuro. Temos a obrigação de assegurar os direitos das nossas crianças para que aqui, amanhã, estas cadeiras de autoridades tenham o nosso prefeito, vereador, assistente social, psicólogo entre tantas outras profissões.” disse.
Paulo ainda deixou um recado importante, especialmente para as meninas. “Meninas, não permitam em hipótese alguma qualquer tipo de violência, seja física ou psicológica. Não permitam que lhes toquem sem a permissão e peçam socorro quando necessário. Denunciem abusos e não aceitem nunca que seus direitos e dignidade sejam violados!”, afirmou o Paulo Elias.
Durante a assembleia vários eixos foram colocados para discussão em grupos, onde foram deliberadas ações e propostas do município para execução junto à Conferencia Regional.
Ao final da assembleia também realizada a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Regional do Estado, entre eles, um representantes da sociedade civil e governamental.
ADM 2021/2024 – Trabalhando por Você