Combate à Exploração Sexual Infantil e Luta Antimanicomial é tema de palestras

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também o Dia da Luta Antimamicomial, e em comemoração, as Secretarias Municipais de Assistência e Promoção Social, Saúde e Educação, realizaram na sexta, 17, uma caminhada seguida de palestras acerca dos temas.

Estiveram presentes os membros do Conselho Tutelar de Lassance, a Polícia Militar, O Promotor de Justiça, Dr. João Paulo Fernandes, Estudantes da Escola Estadual Carlos Chagas e das Escolas Municipais, além de servidores da Prefeitura e população em geral.

O Promotor de Justiça Dr. João Paulo Fernandes parabenizou as Secretarias e todos os membros da rede que organizaram o evento. Ministrando palestra sobre o Combate à Exploração Sexual Infantil, o Promotor de Justiça, falou do apoio tanto psicológico, quanto judicial oferecido pelo do Ministério Público junto às vítimas dos casos de pedofilia.

Segundo o Secretário de Assistência e Promoção Social, Gilson Soares, assegurar às crianças e adolescentes a garantia dos direitos básicos enquanto cidadãos é um dos objetivos da Secretaria. “Não podemos permitir que os direitos das nossas crianças e adolescentes sejam violados! Precisamos falar sobre abuso, e principalmente incentivá-las a denunciar. Fale com a mãe, o pai, a tia, a avó, a professora, com quem quer se seja, mas não se cale. Tanta crueldade não pode continuar, denuncie!” Afirma o secretário.

Outro importante tema abordado durante o evento foi a Luta Antimanicomial que contou as palestras das Psicólogas, Pautília Paula e Rayna Ferreira.

Segundo a Psicóloga Pautília Paula, por anos se perpetuaram, tratamentos desumanos com pacientes que tratavam de saúde mental, dos quais foram anos de horror, com muitos abusos e negligência, que não só feriam a imagem como também deixavam marcas profundas na alma. “Nós profissionais sérios e comprometidos com a dignidade humana lutamos por esta causa, baseados no artigo 05 da constituinte, nos manifestamos em um movimento denominado luta antimanicomial, onde o melhor lugar para promover a cura é em casa. O paciente tem o direito de permanecer na sociedade e não às margens dela, trancados em hospitais colônias e hospícios. Trancar não é tratar! A psicologia é o encontro entre duas almas uma que fala e a outra que acalma”, conclui a Psicóloga.

Ainda ao final do evento um emocionante depoimento de uma jovem que já sofreu abusos durante a infância contagiou a todos os presentes.

O abuso sexual traz prejuízos emocionais devastadores, que afetam o abusado durante toda a vida. Se você já sofreu abusos ou conhece alguém que precise de apoio, denuncie! Procure o conselho Tutelar do Município no telefone (38) 99971-3495 ou Disque 180. Você não está sozinho!

Governo de Lassance
Administração Transparência Para Construir uma Nova História