Vacinação antirrábica já imunizou mais de 2 mil animais em Lassance e continua neste mês de setembro!

0
Município atingiu meta do Ministério da Saúde e campanha continua durante o mês de setembro.
Imunizar cães e gatos do município cuidando da saúde dos animais e das pessoas é uma das tarefas da equipe de vigilância em saúde que neste mês de agosto a realizou com êxito a Campanha de vacinação antirrábica no município e atingiu a meta sugerida pelo Ministério da Saúde.
Apesar dos ótimos resultados, os trabalhos de imunização animal continuam durante todo o mês de setembro para ampliar o índice de pets imunizados.
Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, já foram vacinados mais de 2.100 animais entre cães e gatos.
Conforme a diretoria de Vigilância e Promoção à Saúde, donos de cães e gatos que não puderam levar os animais para receber a imunização contra a raiva nas campanhas itinerantes, podem estar procurando os agentes de saúde e de endemias ou procurar diretamente o setor de vigilância em saúde para garantir a imunização dos seus animais.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é a única forma de prevenir a raiva e manter os pets saudáveis.
Em quase 100% dos casos a enfermidade é fatal, e pode ser transmitida para o ser humano, por isso os cuidados em relação ao combate da doença devem ser redobrados, e a adesão da população à campanha de vacinação é a única forma de garantir a saúde de todos.
Para a imunização, é recomendado que os cães sejam levados com guia ou coleira e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem estar em gaiolas ou caixas de transporte.
Após a aplicação, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos, sendo recomendado mantê-los em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.
Para mais informações, entre em contato com a Vigilância em Saúde do Município, por meio do telefone: (38) 3759-1112
A DOENÇA
A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.