Setembro Amarelo chama a atenção para a prevenção ao suicídio em Lassance

“Você não está sozinho!” Foi com esta temática que a Secretaria Municipal de Saúde de Lassance chamou a atenção da população para a campanha Setembro amarelo, que durante todo o mês vem trabalhando a prevenção ao suicídio na cidade.

E ontem, dia 25, uma caminhada em defesa da vida com a participação de alunos, servidores e a comunidade foi realizada, seguida de palestra acerca do tema, além de atividades físicas de alongamento para todos os presentes.

Para o Psicólogo Bruno Carvalho, o suicídio ainda que seja um tema considerado tabu, é extremamente importante ser abordado. “O suicídio pode ser evitado. A pessoa demonstra sinais ainda que silenciosos, mas sempre dá um alerta antes de tentar contra a própria vida. Cabe a quem está próximo sejam os amigos, familiares e profissionais terem uma postura acolhedora e empática, ouvindo os sentimentos do outro. Se você se encontra neste estado ou conhece alguém, busque ajuda profissional e apoio familiar e social para fortalecer os laços de desamparo que foram fragmentados. Quando se trata de um tema tão delicado quanto o suicídio, não cabe crítica, julgamento ou preconceito, cabe ajuda, apoio e respeito. Você não está sozinho! Estamos aqui.” Conclui o Psicólogo.

Segundo o Educador Físico Kássio Nunes, o exercício físico é um importante aliado na prevenção ao suicídio. Pesquisas recentes comprovam que atividades físicas diminuem consideravelmente os sintomas de ansiedade, depressão e o estresse em até 50% dos casos, uma vez que a prática de qualquer atividade corporal ajuda na produção da serotonina – o hormônio do bem-estar, aumentando a disposição e o bom humor. “A atividade física contribui tanto para a parte fisiológica e psicológica, quanto na área de sociabilização das pessoas, sendo um importante aliado inclusive entre os adolescentes, diante das tristezas e descontentamentos causados por bullying. Além de oferecer inúmeros benefícios como melhoras significativas no humor, autoestima, diminuição da ansiedade e da insônia.” conclui.

O Secretário Municipal de Saúde Atlos Cácio informa ainda que o atendimento psicológico da Secretaria está disponível para toda a população, não somente neste mês de setembro, mas durante todo o ano. E em casos de demanda de suicídio e transtorno mental, procure a unidade de saúde mais próxima e converse com um profissional. O plantão psicológico no Centro de Saúde encontra-se disponível para atender esses casos, sem agendamentos de segunda à sexta, das 7h às 16h.

Transparência para Construir uma Nova História