Profissionais da saúde recebem treinamento do Samu

Lassance vem avançando e com investimentos diferenciados na saúde, oferece à população uma sala de emergência bem estruturada e preparada para atendimentos diversos de urgência e emergência. E ontem, dia 07, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas que transportam pacientes, participaram de uma capacitação em BSL (Suporte Básico de Vida) e ACLS (Suporte Avançado de Vida)

oferecida pela equipe do Samu Macronorte (Médico e enfermeiro), que teve por objetivo capacitar os servidores municipais da saúde para atendimentos emergenciais.

25 profissionais foram capacitados, no Memorial Carlos Chagas e no Centro de Saúde, com aulas práticas e técnicas de primeiros socorros para atendimentos diversos como paradas cardiorrespiratórias, ressuscitação cardiopulmonar, desfibrilação com o uso do DEA, técnicas de reconhecimento de obstrução de vias aéreas superiores e tratamento, além de abordagens corretas à pacientes com arritmias letais e tratamento inicial do infarto agudo miocárdio e suas complicações.

Para o enfermeiro do Samu Tiago Guimarães Gomes, Lassance vem se destacando na saúde. “Ficamos envaidecidos de encontrar uma sala de urgência tão bem montada, como esta, onde os profissionais da saúde podem dar todo o suporte básico para um paciente. Em poucos Municípios no Norte de Minas temos estruturas como estas”, conclui.

Para o Prefeito Municipal Paulo Elias, que também prestigiou a capacitação, investir na saúde tem sido uma das prioridades de sua administração. “Seguimos avançando. A saúde em Lassance vem conquistando cada vez mais melhorias, tanto estruturais, quanto profissionais e capacitar nossos servidores para atendimentos de urgência é mais que nossa obrigação. Todo Lassancense merece atendimento médico de qualidade e aqui nós temos!”, afirmou o Prefeito.

Douglas Nunes de Araújo é um dos motoristas que transporta pacientes para tratamentos nos grandes centros e aprovou a capacitação. “Este curso é de extrema importância, inclusive para a nossa categoria, pois precisamos estar preparados tanto para auxiliar os médicos e socorristas, quanto para socorrer alguém em casos de necessidade. A capacitação colaborou tanto para meu serviço, quanto para a minha vida particular, pois tenho crianças em casa e aprendi técnicas que não conhecia. Agradeço e parabenizo ao Prefeito, Paulo Elias, ao Secretário de Saúde Atlos Cácio, e à Lucilene por nos proporcionarem este treinamento” conclui.

Álvaro Jader de Souza Silva é um dos enfermeiros que também participou da capacitação. Para ele, o treinamento desenvolveu em todos uma visão crítica e sistêmica de todo o processo de atendimento, devido às atualizadas diretrizes que foram aplicadas. “Simulações de situações, abordagem de vítimas e técnicas utilizadas, principalmente onde o primeiro socorro somos nós, é de grande valia! Esta qualificação nos possibilita oferecer da melhor maneira possível, um atendimento de qualidade para a população”. afirma o enfermeiro.

Ainda segundo o Prefeito Paulo Elias, mais investimentos para a saúde seguem a todo o vapor, como a construção de um Mini posto de saúde na Comunidade do Tira Barro e a aquisição de mais um ambulância, resultado da indicação do Deputado Rafael Martins, para o Município.