Profissionais da Saúde de Lassance são capacitados para uso adequado de EPI’s no enfrentamento ao COVID-19

0

Capacitar os profissionais da saúde e prepará-los para o enfrentamento ao COVID-19 com segurança é o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde que, com o apoio da equipe de Vigilância em Saúde do município está realizando treinamentos para médicos, enfermeiros, agentes de saúde, motoristas, auxiliares de serviços gerais e outros profissionais da área no uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como forma de prevenção e proteção ao Coronavírus e outras doenças infectocontagiosas como HIV e hepatite.

Ministrado pelo especialista pós-graduado em Vigilância Sanitária, Adriano Sanguinette, o treinamento tem sido de suma importância. “É fundamental para que os profissionais que de alguma forma lidam com pacientes com doenças infectocontagiosas, como o coronavírus estejam preparados, e principalmente protegidos para continuar desempenhando papel tão importante, já que estão expostos na linha de frente, seja nos atendimentos, seja no transporte ou até mesmo na limpeza dos ambientes” afirma Adriano.

Ainda segundo o especialista, Além de orientar sobre o uso correto dos equipamentos, a equipe é também capacitada para assepsia, destinação, armazenamento e desinfecção dos ambientes, tudo de maneira segura, profissional e com os devidos cuidados especiais, como deve ser.

E replicando as orientações recebidas, agindo como multiplicadores dos treinamentos, as enfermeiras Eloise, Karine e Renata também estão realizando treinamentos nos respectivos PSF’s do município.

“À partir da capacitação recebida pela vigilância em saúde, no último dia 09 de abril multipliquei o conhecimento aqui na UBS Bela Vista/Brejo. Onde demonstramos através de vídeos educativos e materiais do ministério da saúde, a utilização correta dos EPIs, o que cada profissional em sua devida função deve utilizar no momento do atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus ou não, além de orientações sobre a forma correta da paramentação das equipes da enfermagem, medicina, odontologia e auxiliares de serviços gerais e sua desparamentação, evitando possíveis contaminações dos profissionais, além da forma correta de armazenamento das máscaras (n95 e PFF2) para sua reutilização.”, afirma Eloise Azevedo, Enfermeira Coordenadora do UBS Bela Vista/Brejo.

Para Cláudia Gontijo, Coordenadora da Vigilância em Saúde, essas ações reforçam o compromisso da equipe com as doenças de notificação compulsória, agilidade, conhecimento no desenvolvimento das ações, capacidade de estudo pelos documentos disponibilizados via redes sociais, integração e articulação dos servidores que atuam em diferentes áreas. “Aqui, todos estamos estudando diuturnamente para atender dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde o melhor atendimento à população, mesmo de uma doença que chega de forma tão imediata como o Covid-19.

Assessoria de Comunicação

Governo de Lassance
Transparência para Construir uma Nova História