Prefeitura de Lassance sanciona Lei e lança Campanha de doação de absorventes para mulheres de baixa renda

“Dignidade Feminina” é com este tema que a Prefeitura Municipal de Lassance lançou na manhã de sexta-feira (18/2) a abertura oficial do programa realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, secretarias municipais e o apoio de parceiros que garante a Distribuição Gratuita de Absorventes para Mulheres em situação de pobreza menstrual e vulnerabilidade social no município.

Na oportunidade, o Prefeito Paulo Elias sancionou a Lei que garante a distribuição continuada dos itens de higiene pessoal pelo município. Em outubro de 2021, a ideia surgiu como uma campanha de arrecadação de doações e distribuição pelo município, no entanto, o prefeito Paulo Elias considerou que tornando a iniciativa em lei, estaria garantindo a continuidade da ação em futuras gestões, e que as mulheres lassancenses sejam respeitadas e tenham de fato seus direitos preservados.

O evento contou com a presença de prefeitos e representantes dos municípios que compõe a CIMMESF (Consórcio Intermunicipal Muiltifinalitário do Médio São Francisco), parceiros do projeto, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil lassancense.

Segundo a Diretora de Assistência Social e idealizadora do Projeto, Sra. Caroline Diniz, a distribuição dos absorventes ocorrerá em pontos estratégicos da administração pública Lassancense, como Secretarias de Assistência, Saúde e Educação, além de PSF’s e Escolas Municipais.

Pobreza Menstrual

Desconsiderada e desconhecida por muitos, a situação de pobreza menstrual no Brasil é alarmante. De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil realizado pela UNICEF: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
A pobreza menstrual afeta brasileiras que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo.

ADM 2021/2024 – Trabalhando por Você