Pontos Turísticos

  • Memorial Carlos Chagas

O Memorial Carlos Chagas conta a história da estadia de Doutor Carlos Chagas em Lassance. O médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, trabalhou como clínico e pesquisador na cidade.

Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária, quando enviado ao Município de Lassance-MG, onde destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas, pesquisa desenvolvida na cidade de Lassance-MG.

Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934), pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana.

No ano anterior, Chagas já havia sido capaz de identificar seu agente causal – o protozoário que denominou de Trypanosoma cruzi,

e o inseto transmissor, conhecido como barbeiro. A “tripla descoberta” de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco na história da ciência e da saúde brasileiras que completou seu centenário em 2009.

O Memorial Carlos Chagas hoje funciona no antigo laboratório de Dr. Carlos Chagas, oferecendo ao visitante a oportunidade de estar em um local que foi cenário de uma das maiores descobertas científicas brasileiras de relevância mundial.

Fonte: minasgerais.com.br

 

Cachoeira das Palmeiras

A Cachoeira mais famosa do Município. Fica à aproximadamente 16 km da cidade  é de fácil acesso com carros e motos. Acesso sobre a Balsa do Rio das Velhas das 06h00 às 20h00.

 

Cachoeira Santo Antônio
Fica aproximadamente à 15 km da cidade Lassance. Acesso via estrada de terra e travessia na balsa da Osagro (sujeito a pedágio), trilha de aproximadamente 1,5 km à pé.

Cachoeira Tapera

Afluente do Rio São Francisco, aproximadamente 75 km da cidade de Lassance. Acesso via estrada de terra.

 

Cachoeira Maria das Flores (Boqueirão da Cara Fechada)

Fica a aproximadamente 60 km da município de Lassance. Acesso de carro até próximo ao Ribeirão do Corrente, na Serra do Cabral em Lassance dentro da Área de Preservação da Vida Silvestre.

 

Cachoeira 7 Quedas

Fica a aproximadamente 22km do Município de Lassance. Não é aberta para turistas por ser o ponto de captação de água para PCH Santa Helena, localizada no Ribeirão do Corrente.

 

Cachoeira do Mocó

Fica no alto da Serra do Cabral, a aproximadamente 70km do Município de Lassance, no Ribeirão do Corrente. Estrada de difícil acesso e trilha a pé por aproximadamente 1,5km. Acesso via balsa sobre o Rio das Velhas.

 

Cachoeira do Riacho Fundo

A Cachoeira do Riacho Fundo Ribeirão do Vinho, famoso pelos seus espelhos d’agua, paredões e pedreiras enormes, fica à aproximadamente 25 km do município de Lassance.

Acesso via Balsa sobre o Rio das Velhas. Difícil acesso com carros e motos após o cruzamento da estrada com o córrego do vinho, trilha de aproximadamente 1,5 km à pé.

Cachoeria dos Porcos

Fica a aproximadamente 33 km da cidade. Também é de fácil acesso com carros e motos. Acesso Via Balsa que atravessa o Rio das Velhas das 6h00 às 18h00.

Fonte:lassancense.blogspot.com

Fotos: Júlio Sérgio Rabêlo