Medicamentos Farmácia Municipal

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação ao vídeo publicado nesta data por Vereadores do Município de Lassance, a Secretaria Municipal de Saúde primeiramente informa que vem trabalhando fortemente para manter a qualidade e excelência do atendimento de seus usuários, inclusive a disponibilização de medicamentos e insumos na Farmácia Municipal.

Conforme relatório anexo a essa Nota, não procedem as informações veiculadas de que faltam medicamentos na Farmácia e que os mesmo só serão adquiridos após processo licitatório (procedimento obrigatório para compras públicas) previsto para ocorrer em maio.

Possuímos hoje 258 medicamentos licitados para distribuição e fornecimento às unidades de Saúde do Município. Dentre estes, apenas  04 estão sem saldo para nova compra, mas todos os 04 foram adquiridos recentemente e são aguardados para serem entregues nos próximos dias.

A última licitação de medicamentos ocorreu em 12 de agosto de 2021 e tem validade de um ano. Como prova de planejamento na aquisição destes importantes insumos, a próxima licitação está prevista para acontecer 03 meses antes do fim da vigência do atual processo, para que não exista risco de falta generalizada de medicamentos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lassance já adquiriu somente em 2022, R$64.000,00 (sessenta e quatro mil reais) em medicamentos, alguns já entregues e outros aguardando entregas do fornecedor.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que está ciente de falta pontual e eventual de medicamentos devido a atrasos de entregas de fornecedores, e que está em contato constante com os mesmos e sob a orientação do Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal de Lassance para minimizar este problema para a população.

Esclarecemos ainda que no final de Dezembro de 2021 conseguimos junto ao Governo do Estado de Minas Gerais recurso para ampliação da Farmácia de Minas e Construção do novo Almoxarifado, já estando o projeto em fase de elaboração.

Anexo relatório de Saldo de Itens da Ata de Medicamentos do sistema de gestão da Prefeitura Municipal que comprova os fatos acima narrados.

Download aqui: Saldo Ata Medicamentos

Adm. 2021/2024 – Trabalhando por Você