Lassance recebe recursos federais para Combate à COVID-19

O Município de Lassance recebeu na quarta-feira dia 12 de agosto, a outra parte dos recursos destinados pelo Ministério da Saúde aos Estados e Municípios brasileiros através da Portaria 1.666 de 01 de julho de 2020.
Segundo esta Portaria, todos estes recursos deverão ser gastos exclusivamente no custeio de ações de combate à COVID-19, como por exemplo, na aquisição de Equipamentos de Proteção, medicamentos, materiais de limpeza, materiais hospitalares, vigilância sanitária e fiscalização.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu a primeira parcela de R$ 100.000,00 em meados de julho, e a parcela final nessa semana de R$ 636.260,01, totalizando R$ 736.260,01.
Parte dos recursos recebidos anteriormente foram aplicados em melhorias no Centro de Saúde Godofredo Soares Ribas de Menezes, em especial na estruturação do Centro de COVID-19 localizado no edifício, que atenderá exclusivamente pacientes com suspeitas da doença. Os recursos também foram utilizados na aquisição de testes rápidos, e equipamentos de proteção individual (luvas, máscaras, entre outros).
A Administração Municipal informa ainda que a Secretaria Municipal de Saúde irá priorizar as ações de prevenção e conscientização, como a aquisição de mais testes, ampliação dos serviços de fiscalização e a instalação de barreiras sanitárias nas estradas que dão acesso às Comunidades Rurais de Santa Maria, Morada Nova, Cotovelo, Santa Rita, Tira Barro, Onça e Piedade.
Por fim, a Secretária Municipal de Saúde, Lucilene Soares da Silva lembra que como ainda não há previsão do fim da pandemia e nem previsão de liberação de mais recursos para o combate à pandemia pelo Governo Federal, estes recursos deverão ser utilizados de forma gradual, com muito critério e responsabilidade, já que não sabemos até quando todas estas ações deverão ser necessárias para preservar a vida do cidadão Lassancense.
Prefeitura Municipal de Lassance