Lassance recebe “Projeto Roda-Hans – Carreta da Saúde – Hanseníase”

Com o objetivo de diagnosticar precocemente casos de hanseníase, seus sinais e sintomas, além de ofertar atendimento qualificado e iniciar o tratamento da doença, o Ministério da Saúde, em uma ação integrada com DAHW Brasil, Novartis Brasil e a Prefeitura de Lassance, através da Secretaria Municipal de Saúde, trazem nos próximos dias 31 de julho e 1º de agosto a Carreta da Saúde no combate à Hanseníase.

Estimulando a participação da população em ações de promoção à saúde, e capacitando profissionais da atenção primária, a carreta da saúde estará na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em frente ao PSF do centro da cidade.

A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e totalmente realizado pelo SUS.

Transmissão da doença:
A hanseníase é transmitida pelas vias áreas superiores (tosse ou espirro), por meio do convívio próximo e prolongado com uma pessoa doente sem tratamento.

Sintomas:
– Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas no corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica , tátil e à dor.
– Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.
– Inchaço de mãos e pés;
– Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés;
– Úlceras de pernas e pés;
– Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
– Febre, edemas e dor nas juntas.
– Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.
– Ressecamento nos olhos.

A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população para participar das ações que serão realizadas. Vamos juntos, dar um ponto final na Hanseníase!

Transparência Para Construir uma Nova História