Lassance recebe Projeto MP Itinerante

Em mais uma ação de cidadania, o Ministério Público, em parceria com a Prefeitura de Lassance, realizaram na cidade, o Projeto: MP Itinerante, nesta quinta-feira, dia 29.

Diversas ações foram realizadas na Praça Ailton Soares e Câmara de Vereadores, das 09h00 às 16h00, dentre elas, emissão de 30 Carteiras de Identidade (RG), Emissão de Certidões de Casamento e nascimento e até mesmo retificações de registro, além de atividades realizadas, pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social, e Educação, como aferição de pressão, cadastramento do Bolsa Família, Orientações do Conselho Tutelar, cinema para as crianças e pintura facial.

Uma palestra sobre “Controle Social: Gestão Democrática de Recursos Públicos” também foi realizada na Câmara Municipal para Servidores da Prefeitura, Prefeito Municipal, Vereadores e a população em geral.

Outra palestra sobre empoderamento feminino também foi realizada na Escola Estadual Carlos Chagas.

Segundo o Procurador de Justiça Bertoldo Mateus de Oliveira Filho, Coordenador Estadual dos direitos da família, pessoas com deficiência e Defesa do Idoso, somente no dia 29, 55 atendimentos foram realizados pela Procuradoria e Promotoria de Justiça no Município de variados casos, como orientações jurídicas, medidas judiciais, questões previdenciárias, como aposentadoria e benefícios assistenciais, consultas processuais, e até mesmo transferência de guarda de menor. Para ele objetivo do Projeto do Ministério Público é difundir a cidadania, despertando nas pessoas o sentido e a importância de conhecer os direitos e a forma de exercitá-los. “É um trabalho voluntário, com diversos desafios, mas o resultado final é muito compensador, pois percebemos que de alguma forma fizemos uma transformação social neste povo atendido”, conclui o Procurador.

O Projeto MP Itinerante já existe há dez anos e percorreu mais de 240 municípios. Em 2019 tem como proposta realizar ações em 24 cidades de todo o Estado.