Lassance recebe o “Expresso Chagas 21”

Em mais uma comemoração aos 110 anos da descoberta da Doença de Chagas, Lassance recebeu no último dia 27 de julho, sábado, o Expresso Chagas 21.

Um projeto gratuito que tem como parceiros a Fundação Oswaldo Cruz, Unimontes, UFMG, dentre outros, e vem realizando ações relacionadas ao diagnóstico, cuidados preventivos e as novas formas de tratamento da Doença de Chagas.

35 pesquisadores de Minas Gerais e do Rio de Janeiro conduziram ações lúdicas, Inspiradas em uma locomotiva, envolvendo arte em vagões imaginários, cada um com diferentes propósitos, dentre eles: conhecer sobre a Associação dos Portadores de Chagas (Associação Rio Chagas), palestras sobre como é feito o diagnóstico da doença, laboratórios com microscópios para identificação do parasito causador da doença de chagas, dicas de combate à incidência de barbeiros com simulações de moradias infestadas e como coletá-los de maneira adequada, além de oficinas de artesanato, desenho, música e dança.
Uma artéria gigante também foi montada onde o visitante pôde conhecer como o organismo reage, quando infectado pela doença.

O Expresso percorreu as cidades que de alguma maneira foram ou são afetadas pela doença de chagas e pela infestação de barbeiros e percorreu as cidades de Grão Mogol, Espinosa, Montes Claros, Lassance e Belo Horizonte.

Para a médica, pesquisadora titular em saúde pública e coordenadora do Expresso, Tania Cremonine Araújo-Jorge, o Expresso Chagas XXI foi extremamente importante para quebrar a invisibilidade dessa doença negligenciada que atinge 4 milhões de brasileiros. “Em Lassance podemos fazer a ligação dos fatos históricos com a realidade atual da doença de Chagas em Minas Gerais. E os desafios são exatamente os de encontrar todos os portadores soropositivos e tratá-los com o único medicamento que é disponível: O benzonidazol, que é gratuito no SUS, e produzido pelo governo brasileiro. Esse é o maior desafio que temos: quatro milhões de pessoas invisíveis que precisam ser tratadas. Já”, afirma a pesquisadora.