Lassance elabora Plano de Saneamento Básico para os próximos 20 anos

Fotos: Tiago Rodrigues – Ascom CBH Velhas

Cumprindo a legislação 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais e os princípios para a universalização do acesso ao saneamento, Lassance sai na frente e pela primeira vez na história realiza um Plano Municipal de Saneamento Básico.

Elaborado pela empresa HidroBR, através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, com a participação popular, o plano tem programação para os próximos 20 anos com várias etapas e objetiva propiciar ações no Município em quatro eixos: Abastecimento de água potável, Esgotamento sanitário, Manejo de resíduos sólidos, Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

E reafirmando a transparência e o compromisso da gestão municipal, na manhã desta quinta-feira, dia 28, o Prefeito Municipal Paulo Elias durante a Conferência Municipal realizada na Câmara de Vereadores, entregou ao Presidente do Legislativo Edmar Leandro de Paula (Mamão), um Projeto de Lei para aprovação pela Câmara para que ainda este ano vire lei, possibilitando ao Município a busca por arrecadação de verbas para obras de saneamento básico no município.

Para o Geógrafo e Analista Ambiental do CBH Rio das Velhas, Élio Domingos, a entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico reafirma os laços do Comitê da Bacia do Rio das Velhas com o Município de Lassance com o baixo Rio das Velhas, garantindo bem estar à comunidade trazendo novas possibilidades de investimentos em novas políticas públicas através deste instrumento de gestão.

Segundo o Prefeito Paulo Elias, com o plano a gestão municipal procura arrecadar verbas para garantir ainda mais à população a promoção da saúde, o acesso da população aos serviços básicos, a preservação do meio ambiente, ocupação adequada do solo, dentre outras ações.

Para o Diretor Municipal de Meio Ambiente, Eustáquio Pinheiro, que acompanhou todo o processo, o Plano vem para organizar o serviço e buscar meios para oferecer ainda mais qualidade de vida para os Lassancenses. “Não temos na cidade nenhum metro de rede esgoto, o que favorece a contaminação do solo. E com o planejamento ficará mais fácil elaborar estratégias para melhorias no saneamento básico de toda a população.”, Conclui.

Estiveram presentes representantes dos usuários, sociedade cívil, vereadores, líderes comunitários, servidores de várias áreas, estudantes e moradores do município.