Lassance é referência na construção de Barraginhas para outros Municípios do Estado

Município treina Município! É com esta proposta que caminhando na contramão de muitos que lamentam a falta de água e de reservas no ecossistema, Lassance está se despontando e tornando-se referência na construção de barraginhas realizando treinamentos para outros municípios do Estado de Minas Gerais.

Através de uma parceria com o projeto Barraginhas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o operador de máquinas da Prefeitura, Uoxinton Nunes, está ministrando cursos em outras cidades, e nos dias 18, 19 e 20 de março, realizou treinamentos para os servidores da Prefeitura de Mário Campos, apresentando as técnicas aplicadas em Lassance.

Uoxiton, que já foi reconhecido com um dos melhores operadores de retroescavadeira na região pelo projeto Barraginhas da Embrapa, vem se sobressaindo cada vez mais. A semente foi plantada em 2017, através de um treinamento na Embrapa, onde a Prefeitura investiu em cursos para o operador que hoje dá show com belas técnicas.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Embrapa Luciano Cordoval, o projeto Chama-se “Município Treina Município”, porque a Embrapa Treina munícipios que tornam-se multiplicadores em outros municípios, ou seja, os Prefeitos “Plantadores de água” apoiam e investem no treinamento de seus funcionários e os mesmos multiplicam as técnicas apresentadas para outras cidades, que por algum motivo, não tem a mesma oportunidade/apoio.

“Eu muito feliz e satisfeito por estar contribuindo com outros municípios que também abraçaram o projeto barraginhas, assim como Lassance. E também pelo reconhecimento de meu trabalho, onde posso passar um pouco da minha experiência para outros municípios. Agradeço ao Prefeito de Lassance e ao Luciano Cordoval pelo carinho e confiança, de sempre”, afirma o operador que ministra cursos, Uoxinton Nunes.

Atualmente em Lassance já são mais de 900 Barraginhas construídas, que beneficiaram mais de 200 famílias em diversas comunidades rurais do Município. E graças ao período chuvoso dos últimos meses, o produtor rural já festeja os resultados com água em abundância em suas propriedades.

A Prefeitura de Lassance parabeniza o servidor Uoxinton Nunes pelo exemplo e se orgulha em poder tornar-se referência em um trabalho tão importante e necessário para o homem do campo, como a construção de barraginhas.

Transparência para construir uma nova história