Lassance é contemplada com Projeto de Desenvolvimento Federativo da Sudene

_Prefeito Paulo Elias participa de lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo e assina protocolo de intenções em Recife_

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), lançou, nesta quinta-feira (30), em Recife-PE, o Projeto de Desenvolvimento Federativo, programa do Governo Federal que cria forças-tarefa entre instituições para atrair investimentos aos municípios.

O Prefeito Paulo Elias que preside o Consórcio Multifinalitário do Médio São Francisco – CIMMESF e o Conselho Fiscal do CISRUM – SAMU Macro Norte participou do evento onde assinou protocolo de intenções para o município de Lassance.

O Projeto propõe a capacitação técnica para gestores públicos e empreendedores dos municípios de atuação da Sudene. Nesta primeira etapa, foram selecionadas ao todo 66 cidades para integrar o Projeto. Para o Estado de Minas, foram escolhidas 6 cidades, entre elas: Lassance, Riacho dos Machados, Glaucilândia, Guaraciama, Montes Claros e Olhos-d’Água.

O encontro também marca a formalização dos ‘Termos de Compromisso de Cooperação’ dos municípios com o programa. No período da tarde, a Sudene comandou a apresentação detalhada e todas as etapas e objetivos do ‘Projeto de Desenvolvimento Federativo’ e incluiu um momento de interação das forças-tarefas com os municípios presentes.

O Prefeito Paulo Elias que vêm se destacando como forte liderança e representatividade regional, ressaltou a unidade dos demais gestores da região. “Tivemos a oportunidade de trocar informações sobre o que cada um tem feito para cortar despesas, gerir a crise que é mundial, e atinge principalmente a região da SUDENE que merece maior atenção do Governo Federal, no nosso caso o Norte de Minas, para tentar tornar as Prefeituras mais eficientes. Esse encontro mostra a intenção que nós prefeitos temos de fazer boas gestões e ajudar não só nossos municípios, mas também nossa região, o Estado de Minas é o País. Tenho a certeza de que a União vai nos ouvir e valorizar o nosso potencial que é imenso”, observou o prefeito.

A SUDENE

A autarquia tem reunido instituições para a criação de uma força-tarefa para oferecer capacitações nas áreas de gestão e elaboração de projetos, além de articulação e apoio de ações voltadas ao agronegócio, finanças públicas, conectividade, comercialização e exportação de serviços. Outras possibilidades de apoio podem ser identificadas à partir do levantamento contínuo realizado com as gestões municipais que integram o projeto.

Desenvolvimento Regional

O evento foi o primeiro encontro presencial entre a Sudene, prefeituras e os parceiros do projeto. Durante o segundo semestre, a superintendência promoverá reuniões em cada um dos onze estados da área de atuação da autarquia.

Estiveram presentes no evento representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Regional; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF); Banco do Nordeste (BNB); Caixa Econômica Federal, entre outras instituições.

ADM 2021/2024 – Trabalhando por Você