Lassance é avaliada como um dos Municípios Modelo na Produção de Barraginhas por Engenheiro Agrônomo da Embrapa

O Engenheiro Agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dr. Luciano Cordoval esteve em Lassance na última semana visitando a Comunidade do Barro Branco, uma das Comunidades Rurais onde foram construídas as barraginhas. O Projeto é uma parceria da Prefeitura de Lassance junto aos proprietários das Comunidades Rurais e a Embrapa.

Acompanhado do Prefeito “Plantador de Água”, como o se refere ao Prefeito Paulo Elias, Cordoval aprovou os trabalhos que vem sendo realizados no município. Para ele, Lassance é inspiração e serve de modelo para os outros municípios da região. “Lassance está sendo uma paixão recente. Estou admirado com o que tenho visto por aqui. A construção das barraginhas traz oxigênio e capim novo que renova nossas energias e fortalece o sistema, que sirva de exemplo! Meu coração voltou feliz.”, conclui o Engenheiro.

Durante a visita, o Engenheiro se reuniu com a Comunidade onde esclareceu dúvidas e falou da importância das construção das barraginhas para a região. Na oportunidade também foram distribuídos “Kits Irriga Hortas” aos produtores rurais.

Para Cordoval, a visita à Lassance foi uma maneira de retribuir as duas visitas que o prefeito Paulo Elias fez à Embrapa. A primeira, no dia 22 de novembro de 2016, logo depois de eleito e a segunda em maio de 2019 durante a 12ª SIT, Semana de Integração Tecnológica da Embrapa. “Paulo se tornou um grande parceiro na disseminação das Barraginhas em Lassance e tem se tornado um grande “plantador de água”. Este homem acreditou na ideia, levou as sementes e não parou mais de semeá-las. Já plantou quase mil barraginhas, mil covas de plantar água, criando sustentabilidade hídrica no sertão de Guimarães Rosa, esperança do verde, beneficiando mais de 300 famílias”, afirma Luciano.

Além do Prefeito Paulo Elias, também acompanharam o engenheiro agrônomo, o operador de máquinas Uoxinton Nunes, que tem desempenhado um belo trabalho na construção das barraginhas, bem como o Lassancense Rafael Nunes.

“O Uoxinton tem feito um belíssimo trabalho no município e transformando a realidade do homem do campo da região. Para mim, ele é a maior revelação das barrinhas em 2019”, disse o Engenheiro Agrônomo.

A Prefeitura de Lassance agradece ao Engenheiro pela visita e se coloca à disposição da Embrapa, parceira do homem do campo.