Lassance adquire Respirador Mecânico e amplia protocolo de atendimentos ao COVID-19

Garantir a todo cidadão o melhor atendimento médico, com assistência, priorizando os devidos cuidados é um dos objetivos da Prefeitura Municipal de Lassance, que após um grande esforço financeiro e logístico, através da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um Respirador Mecânico, equipamento hospitalar fundamental para o atendimento de casos mais graves da COVID-19.

Apesar do alto custo e grande procura em todo o planeta que dificultam a aquisição do aparelho, a administração municipal não mediu esforços para aquisição do equipamento, uma vez que se faz tão necessário para a população Lassancense.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Lucilene Soares da Silva, o equipamento está sendo instalado no Centro de Saúde e atenderá os pacientes que procurarem a rede municipal de saúde com sintomas graves, principalmente aqueles com dificuldades para respirar. “O respirador se faz necessário porque o paciente pode chegar ao Centro de Saúde sem condições ou com dificuldades de respirar, e o aparelho possibilitará o mesmo respirar com segurança, até aguardar a transferência, caso necessário, para a hospitalização na rede pactuada do Município, que são nas cidades de Várzea da Palma, Pirapora e Montes Claros, dependendo da gravidade e da disponibilidade de vagas”, afirma a Secretária.

Outra medida tomada pela Secretaria Municipal de Saúde foi a criação de uma ala específica para atendimentos ao COVID-19, localizada no Centro de Saúde Godofredo Soares Ribas de Menezes. A ala irá contar com sala de triagem, sala de atendimento médico e 5 leitos de observação. O acesso ao local é restrito e isolado somente para pacientes suspeitos de coronavírus e profissionais da saúde.

Ainda segundo a Secretaria de Municipal de Saúde, a previsão da ala e do respirador estarem em pleno funcionamento é para a próxima sexta-feira, dia 17.