CBH Rio das Velhas realiza Semana Comemorativa ao Rio em Lassance

Com a campanha “Que Rio Queremos? Cuidar é melhor que destruir”, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizou no último dia 29 de junho, um dia repleto de atividades no Memorial Carlos Chagas e às margens do Rio das Velhas, em Lassance.

A Semana do Rio das Velhas é um evento itinerante do CBH Velhas que acontece anualmente, e este ano percorreu as cidades de Belo Horizonte, Curvelo, Buenópolis e Lassance.
Apresentações Culturais do Baixo Rio das Velhas como a Folia de Reis de Lassance, e os grupos de Várzea da Palma Coral das Flautas, da Escola Municipal José Evangelista e a Camerata Municipal de Violões alegraram e enriqueceram o evento.

Para o Analista Ambiental, da equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas, Élio Domingos, é importante ressaltar que cada região tem um desejo, e todas visam uma melhoria específica no rio. “Em Lassance, o que o comitê deseja e a comunidade necessita é que sejam melhoradas as questões referentes às fossas negras, e que o saneamento no Município seja prioridade de governo e do comitê na região”, afirma.

Para o conselheiro do CBH Rio das Velhas e também Diretor de Meio Ambiente de Lassance, Eustáquio Pinheiro, os projetos ambientais na cidade seguem a todo vapor. “Diante dos muitos projetos que viemos realizando como a construção de 300 barraginhas, que foram construídas recentemente, e a construção o plano de saneamento básico e o plano de manejo da APA Serra do Cabral no Município, seguimos avançando e conquistando cada vez mais melhorias para a nossa região”, afirma o Diretor.

Uma palestra importante e muito esclarecedora do Professor e também fundador do Projeto Manuelzão UFMG, Apolo Heringer também foi realizada.

Outro importante projeto em andamento que no evento, deu um grande passo, foi a entrega do Mapa de Saneamento Básico para o Prefeito Municipal de Lassance, Paulo Elias. O documento tem por objetivo possibilitar o Município na captação de recursos junto aos governos Estadual e Federal na viabilização de Criação da Rede de esgoto e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), além de melhorias na ETA (Estação de Tratamento de Água), da cidade.

Também durante o evento foram apresentados dois modelos ideais de fossas pensados nas características de Lassance, uma vez que a situação atual da cidade ainda é o uso de fossas negras. Um modelo apresentado foi o de fossa de Tanque de Evapotranspiração (Tevap), fossa construída com materiais recicláveis como pneus e entulho, e outro modelo foi fossa biodigestor. As sugestões de fossas é fruto das análises do plano de saneamento do CBH Velhas e podem ser implantadas tanto na Zona Urbana quanto na a Bacia do Taboquinha, uma vez que é a menor bacia afluente do Rio das Velhas no Município.

Ainda durante o evento também foi realizada a degustação de produtos da culinária local, apresentações de peixes e espécies encontradas no Rio das Velhas e a doção de mudas de plantas para os participantes.

À noite, uma festa junina fechou o evento na pousada escaramuça, às margens do Rio das Velhas.