Caramujo Africano

0

 

Caramujo Africano*Caramujo Africano – Secretaria de Saúde alerta a População para os Perigos*
_Vigilância Epidemiológica está realizando visitas na coleta e conscientização sobre os danos que o molusco pode causar_
Diante do aumento considerável e proliferação dos caramujos africanos, que já se tornaram uma praga no Brasil, a Secretaria Municipal de saúde de Lassance está desenvolvendo um trabalho educativo em relação aos cuidados e precauções com a espécie.
Equipes de saúde estão realizando visitas e a coleta dos moluscos que se manifestam com mais frequência em ambientes quentes, úmidos e com sombra. “Quintais das residências e terrenos baldios são lugares ideais para a reprodução dos moluscos”, relatam os agentes de endemias.
Altamente perigoso o caramujo africano transmite doenças graves como a Meningite e o Sinofília, pois atua como hospedeiro intermediário de um verme, o Angiostrongylus Catonensis, agente etiológico da doença.
*O que fazer quando encontrar um caramujo?*
A Secretaria Municipal de saúde alerta para o perigo do muco do caramujo africano que é nocivo à saúde. E orienta toda a população que ao encontrar o molusco avise a Vigilância em Saúde, por meio do telefone: (38) 3759-1112.
“A equipe de Vigilância ainda orienta que se por ventura coletar um caramujo é preciso tomar diversos cuidados e evitar o contato físico usando luvas ou sacos plásticos. O caramujo deve ser depositado em um saco plástico grosso, e na sequência deve ser aplicada  cal virgem, sal grosso ou refinado para desidratá-lo e consequentemente, levá-lo à morte. Depois, o caramujo deve ser colocado em uma lata e queimado. As conchas devem ser quebradas para não acumular água, evitando assim que elas se tornem depósito de larvas do mosquito da DENGUE (Zika e Chikungunya). É importante ressaltar que só deve-se jogar a cal ou o sal apenas depois de colocar o caramujo no saco.  As luvas usadas também devem ser descartadas.
Ainda segundo a vigilância em Saúde, após a eliminação do caramujo o trabalho não termina, pois ele pode ter depositado seus ovos na terra, que eclodem a partir da combinação de calor e chuva. Por isso, a presença de caramujos é persistente em alguns locais.
*Prevenção*
Passar cal no muro é uma forma de prevenção ao animal, uma vez que os caramujos sobem e descem muros, atravessam a rua e se deslocam de forma a encontrar um lugar aterrado para sobreviver e depositar seus ovos, e o cal também os desidrata.
*Cuidados em relação ao caramujo africano*
– Não ingeri-lo,
– Não tocá-lo com as mãos sem luvas de proteção,
– Lavar bem as hortaliças, verduras e frutas com água corrente e deixar de molho em solução de água sanitária (cândida) a 2,5% (uma colher de sopa de água sanitária diluída em um litro de água) durante 15 a 30 minutos. Ou deixar de molho em vinagre (uma colher de sopa de vinagre para um litro de água),
– Lavar as mãos com água e sabão, caso haja algum contato com o molusco,
– Não transportá-los nem jogá-los vivos em terrenos baldios, ruas, matas, restingas, córregos etc.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Lassance
ADM 2021/2024 – Trabalhando por Você